Acompanhem abaixo a montagem da ponte-h: Placa com todos componentes. Notem que colocamos 4 espaçadores nos cantos da placa. Os transistores FET estão ao lado. Vamos construir um dissipador para a ponte.
Separamos uma chapa de aluminio.
Cortamos no tamanho da placa, furamos os cantos e os furos dos parafusos dos transistores usando o mesmo desenho que usamos para fazer as placas.
Cortamos no tamanho da placa, furamos os cantos e os furos dos parafusos dos transistores usando o mesmo desenho que usamos para fazer as placas.
Separamos os isoladores, os espaçadores de plástico e os parafusos.
Esta pronta nossa Ponte-H!
Confira a ponte em funcionamento:
Acionamento
Para acionar a ponte, devemos entrar com um sinal de 5V ou no pino inA ou inB, para girar o motor respectivamente para um lado ou outro. ATENÇÃO! - Se as entradas inA e inB forem acionadas simultâneamente uma situação de curto circuito ocorrerá e a ponte-h pegará fogo!! Portanto cuidado. Com uma ponte-h dessas podemos usar um sinal do tipo pwm nas suas entradas e dosar quanto tempo os transistores ficarão ligados, e assim dosar a potência entregue ao motor e por consequência, controlar a sua velocidade. Um Arduino possue 6 canais PWM. E usamos dois desses canais para controlar cada ponte-h, podendo controlar até 3 pontes com um arduino só. Mesmo usando transistores que teoricamente controlam 75 Ampéres, devido a aspectos de construção da placa, estabeleci o limite de 40 Ampéres como aceitável. Ainda não consegui testar a ponte no limite. Vou desenhar um teste com instrumentos adequados, mas o vídeo abaixo nos dá uma idéia do que a ponte é capaz. A próxima versão será para controlar motores de 24 Volts, e correntes de até 75 Ampéres. Vou incluir um circuito com uns "totem-poles" e possibilidade de colocar 2, 3, 4 fets em paralelo e expandir a capacidade da ponte para uns 200 Ampéres ou mais. Aguardem! Abaixo o material para fazer a ponte-h: