Curso de Arduino – Aula 3 – O Ambiente de Desenvolvimento Integrado

Serial Monitor

O monitor serial serve para que possamos programar a placa para enviar dados através da porta USART de comunicação.

Esse monitor é usado para que possamos comunicar nossa placa com o computador, mas também é extramamente útil para a depuração do programa.

Basicamente conectamos a placa no computador e através desta tela podemos ver as informações enviadas pela placa.

Preparamos um programa de exemplo e uma montagem para mostrar. Veja o programa:

programa_teste_serial

Após compilar e carregar o programa na placa, abrimos o Monitor Serial.

As informações enviadas pela nossa placa Arduino aparecem no console serial.

serial_monitorVeja um exemplo de um programa mais complexo que calcula um valor e mostra atavés do monitor serial. Note que todas as linhas de programa estão comentadas para “explicar” o que está acontecendo no programa.

 

debug_software

E abaixo o resultado

debug_serial_monitor

Hardware da porta serial

Conforme ilustrado na Aula 2, a comunicação serial é um bloco separado da placa e cumpre a função de adaptar o sinal elétrico da comunicação serial. Veja na placa Arduino abaixo o bloco de peças responsável por essa comunicação.

ArduinoDuemilanove_serial

Da mesma forma que na placa oficial existe um circuito dedicado à esta função, nossa placa clone, a X-Duino também possui essa eletrônica, porém ela é um pouco diferente, a eletrônica é externa:

serial-monitor-board

 

A montagem acima foi efetuada usando um X-DUINO, um conversor serial TTL<>RS232 e um cabo adaptador USB. O dia grama desta nossa montagem ficou assim:

serial-monitor-esquema

Na placa X-DUINO, preferimos não embutir o cabo serial e o conversor para facilitar a obtenção e a construção da placa. Na sessão de artigos do nosso site, temos um mostrando como fazer o adaptador. Construindo um adaptador TTL-RS232

A mesma montagem usando uma placa arduino oficial é mais simples, porque o cabo serial e o adaptador de níveis estão embutidos na placa. Veja abaixo em destaque a área da placa com o circuito serial:

O mais importante: o programa não precisa ser alterado. Para gravar na outra placa, apenas selecione no menu de configuração e selecione a porta adequada.

Bem pessoal, essa aula fica por aqui. Apresentaremos mais funcionalidades da IDE na sessão de exemplos mais adiante no curso.