4 – Removemos o papel através de um banho em agua morna, e a tinta que estava no papel passou para a placa virgem. Agora podemos realizar o processo de corrosão, o que remove o cobre que não está protegido pelo desenho.
Placa molhada depois da laminação – depois de molhada, esfregamos para tirar o papel
Placa sendo corroida – Placa pronta com desenho de cobre
O interessante é que podemos usar a mesma técnica para transferir um desenho para o lado que não tem cobre, de forma a indicar a posição dos componentes. Veja na imagem acima a placa com o desenho dos componentes e depois a placa pronta.
Construindo nossa máquina Laminadora
Nossa máquina laminadora é muito simples. Consiste em um rolo de borracha e um cilindro de aluminio que contém uma resistência elétrica para aquecimento. Lembre-se que precisamos aquecer o material além de pressioná-lo.
Para nossa facilidade, iremos utilizar a mesma peça da impressora laser que esquenta o papel com o pó (toner).Essa peça chama-se fusor e contém todos os mecanismos para realizar o trabalho. O mais interessante é que o elemento que gera calor é uma simples lâmpada halogena, encontrada em todo lugar por 5 “reaus”.
Então fui ao ferro velho e comprei um fusor de uma impressora HP4L ou seja, muito antiga. No pacote consegui o motor de passo para girar o conjunto.