Para energizar a máquina, usei uma fonte de alimentação recuperada de um computador slim. Pequena e versátil.
Finalmente temos a máquina pronta!! Agora vamos ver a máquina trabalhando no seu primeiro projeto profissional. O trabalho de confecção da placa a seguir levou apenas 20 minutos entre a impressão do desenho e a furação final. Acompanhe os resultados finais neste vídeo abaixo:
Até a próxima pessoal!!!!
Mais uma foto com a temperatura de operação do fusor regulada no trim-pot
Devido ás duvidas que recebo por email, segue mais uma atualização do artigo.
No artigo acima, há a possibilidade de baixar o programa do controlador no formato Hexa, e depois para gravar é só usar qualquer gravador para pic e qualquer programa existente para gravar o hexa no PIC. Note que na placa não há soquetes para o gravador. Eu gravei usando um gravador comum (MCPlus da LABTOOLS) e como não há soquete para o PIC smd que usei a solução foi soldar os 4 fios de programação temporariamente na placa. Os pinos do pic 16F676 usados para tal são:
- 4 – vpp
- 13 – Data
- 12 – clock
- 14 – gnd
Todos gravadores que vi na net, mesmo os mais simples via porta paralela usam esses pinos para gravar. Na verdade esses pinos (vpp, data e clock) existem em todos os pics, só muda o pino dependendo do modelo. Veja: no 16F628A são respectivamente os pinos 4, 13 e 12, no 16F877A são os pinos 1, 40 e 39 e ai vai. Procure no datasheet do modelo pic que pretende gravar que esses 3 pinos estarão por lá certamente.
O gnd pode ser ligado em qualquer gnd da sua placa. Esse sinal serve para aterrar o gravador junto com o pic em questão, no caso de você realizar esse tipo de gravação que se chama in-circuit.
Código Fonte!!
Pessoal, devido a alguns emails que venho recebido, segue abaixo o código fonte em C (ccs) do programa da laminadora. Muitas pessoas querem alterar a velocidade da laminadora. Para isso, ir até a linha 135 e aumentar o tempo de delay para diminuir a velocidade da máquina.
Baixar o Codigo fonte (laminador.c)