Muita gente que vive em uma grande cidade sabe como é bom viver no sossego do interior. Uma das coisas mais legais de morar no interior é que os terrenos das casas são maiores e neles invariavelmente existem hortas plantadas pelos residentes.
Depois de viver anos em Rio Claro – SP, voltei para a Capital e passei a cultivar cada pedaço de terra possível em casa. Infelizmente o espaço no chão acabou, então resolvi plantar nas paredes!
A idéia deu certo, então decidi automatizar a brincadeira para fazer as plantas crescerem de verdade. Nasceu o projeto Horta Urbana Vertical Livre.
Nesta série de artigos, vou compartilhar o projeto completo com os queridos leitores para que todos que moram na cidade ou no campo possam usufruir da beleza de uma horta.
Vamos nessa!!
1 – Horta Urbana Vertical

Nascedouro da Horta Vertical – Olha que linda pimenteira
Na grande cidade, a não ser que você seja milionário (não é o meu caso kkk) o espaço para plantas acaba logo.
A grande sacada desta horta é que ela pode ser pendurada. Desenvolvi um processo para reciclar garrafas PET e conectá-las facilmente usando apenas um parafuso M3 de 10mm com arruela e porca. Abordaremos com detalhes no próximo artigo da série, mas seguem umas fotos com a idéia:

Detalhe do conector
Esse simples encadeamento resolve os seguintes problemas:
- Recicla garrafas PET
- Estabelece um suporte físico que precisa de um ponto de fixação apenas
- Estabelece um circuito fechado para a água
- Economiza espaço
Na próxima página vamos abordar a arquitetura da solução.